segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tipos de Bailarinas


                                         Tipos de Bailarinas


A classificação é totalmente aleatória e tem como única base a minha observação de aluna de segundo ano. Sendo assim, existem três tipos de bailarina: solista, pas e corpo de baile.
Solista: Além de técnica apurada e domínio da coreografia, uma solista tem carisma. Ela consegue preencher um palco somente com a sua presença. Isso é para poucas. E é necessário ter precisão? Claro, mas poucos conseguirão perceber se um passo ou outro foi realizado fora do tempo da música, tenha certeza. Uma bailarina solista também é responsável pelos pas de deux.
O lago dos cisnes, variação de Odette, Ópera de Paris, Agnès Letestu. Casamento perfeito entre técnica e presença de palco. Ela é realmente incrível.
Pas (de trois, de quatre, de cinq ou de six): É a bailarina mediana nas duas coisas, técnica e precisão. Possui domínio técnico suficiente para acompanhar as demais, sem destoar, além de precisão para manter a unidade com as outras bailarinas. Porém, o seu domínio limita-se a seis, quando há mais bailarinas na coreografia, ela se perde totalmente.
O lago dos cisnes, pas de quatre, Ópera de Paris. Talvez esse seja o pas de quatre mais famoso do ballet clássico e, com certeza, o mais difícil.
Corpo de baile: Nesse caso, quem manda não é o apuro técnico, mas a precisão. Um arabesque meio fora do eixo passa despercebido, agora, um único erro de tempo leva a unidade por água abaixo. Sinceramente, uma bailarina corpo de baile é quem mais deve entender de música, ritmo e contagem.
O lago dos cisnes, corpo de baile, Ópera de Paris. Prestem muita atenção na precisão dessas bailarinas. Não há sequer uma respiração fora do tempo, impressionante.
Para quem quer saber em qual categoria eu me encaixo, sou a bailarina pas. Não seguro um solo, mas me perco em um corpo de baile. Eu preciso saber, exatamente, onde está cada bailarina no momento da coreografia, assim me sinto segura para fazer a minha parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário